HIPERTENSÃO ARTERIAL PULMONAR

Autores

  • Marcia de Sousa Murta Grupo de Circulação Pulmonar do Instituto de Doenças do Tórax (IDT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Carolina Wilbert Baisch Grupo de Circulação Pulmonar do Instituto de Doenças do Tórax (IDT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Thiago Prata da Costa e Silva Grupo de Circulação Pulmonar do Instituto de Doenças do Tórax (IDT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Sofia Luz Coutinho Botelho Lobo Grupo de Circulação Pulmonar do Instituto de Doenças do Tórax (IDT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Maria Clara Simões da Motta Telles Ribeiro Grupo de Circulação Pulmonar do Instituto de Doenças do Tórax (IDT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Daniel Waetge Grupo de Circulação Pulmonar do Instituto de Doenças do Tórax (IDT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.63483/rp.v33i4.284

Palavras-chave:

Hipertensão arterial pulmonar, avaliação de risco, tratamento

Resumo

A Hipertensão Arterial Pulmonar é uma doença rara, acometendo adultos jovens e está associada à alta morbimortalidade. Sua fisiopatologia é complexa, caracterizada por um remodelamento arterial pulmonar. Nos últimos anos, houve um grande avanço na sua compreensão e consequente elaboração de um tratamento específico, fundamentado em avaliações de riscos sequenciais, que vêm mudando a história natural da doença. Apesar disto, ainda apresenta sobrevida pequena para os indivíduos com este diagnóstico.

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Murta, M. de S., Wilbert Baisch, C., Prata da Costa e Silva, T., Luz Coutinho Botelho Lobo, S., Simões da Motta Telles Ribeiro, M. C., & Waetge, D. (2025). HIPERTENSÃO ARTERIAL PULMONAR. Revista Pulmão, 33(4), 1–20. https://doi.org/10.63483/rp.v33i4.284