Papel dos exames de imagem na asma grave

Autores

  • Alessandro Severo Alves de Melo
  • Beatriz Severo Moreira de Melo
  • Nathalia Severo Moreira de Melo

DOI:

https://doi.org/10.63483/rp.v34i1.299

Palavras-chave:

Asma, tomografia computadorizada, Radiologia

Resumo

Os exames radiológicos representam ferramenta útil na avaliação da asma, suas comorbidades, gravidade e complicações potenciais, assim como cooperam no estabelcimento dos diagnósticos diferenciais. Achados de imagem nas radiografias de tórax e em especial na tomografia computadorizada podem ser detectados na asma e em outras condições que podem coexistir, complicar ou representar diagnósticos diferenciais do ponto de vista clínico ou por imagem, como a rinossinusite crônica, colapso dinâmico excessivo das vias aéreas, traqueobroncomalácia, aspergilose broncopulmonar alérgica, granulomatose eosinofílica com poliangeíte e pneumonia eosinofílica. Os padrões de imagem da asma permitem inferir sua gravidade e extensão e detectar suas complicações, possibilitando também monitorar a resposta à terapia. Já os padrões tomográficos das demais condições asmatiformes tornam cabível fazer diagnóstico correto e fornecer o manejo e tratamento adequados. Além disso, as modalidades de imagem radiológica podem ser usadas para monitorar a resposta à terapia.

Biografia do Autor

Alessandro Severo Alves de Melo

Professor Associado do Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia.

Beatriz Severo Moreira de Melo

Graduanda de Medicina da Faculdade de Medicina de Petrópólis.

Nathalia Severo Moreira de Melo

Graduanda de Medicina da Faculdade de Medicina da IDOMED.

Downloads

Publicado

2026-02-12

Como Citar

Melo, A. S. A. de, Melo, B. S. M. de, & Melo, N. S. M. de. (2026). Papel dos exames de imagem na asma grave. Revista Pulmão, 34(1). https://doi.org/10.63483/rp.v34i1.299

Edição

Seção

Artigos